domingo, 29 de novembro de 2009

Mega-Campanha +1

A única campanha que eu tenho mestrado tá andando (a outra tá parada a quase 5 meses). É a Mega-Campanha, que eu introduzi em outra entrada.

Mas a Mega-Campanha atual não é exatamente a Mega-Campanha que eu tinha em mente. Ela é mais focada em ação, movimento, aventura e fumego. A Mega-Campanha que eu tinha planejado era voltada para mais roleplay, encontros com personagens clássicos dos quadrinhos, games e cinema - sem esquecer a ação, claro, mas com o foco no roleplay em si. O que eu estou achando? Demais! O jogo tá muito bom!

A oportunidade pra mestrar a Mega-Campanha surgiu de uma situação meio tapa-buraco: um dos nossos jogadores - o Lucas - não poderia continuar jogando todas as quartas à noite devido às aulas no outro dia de manhã, mas ninguém queria ficar sem jogar todas as semanas. Levantando as possibilidades de jogo, todos votaram em mim pra mestrar uma outra campanha. Chamamos outro jogador - o Márcio - e tocamos ficha.

A idéia da campanha era pra ser bem simples: as palavras exatas dos jogadores foram "Queremos uma campanha de fumego". Pra quem não sabe, 'fumego' significa uma combinação de tiros com explosões, lutas, combate, ação. Sendo assim, preparei uma campanha de fumego.

Decidimos que a campanha ia se passar nos dias de hoje, no presente da Terra. Cada jogador começou a planejar um personagem com background militar - ou com algum tipo de treinamento de ação e combate -, e eu passei a levantar as possibilidades de história. Logo vi que esse poderia ser um braço da Mega-Campanha - mesmo que sem tanto roleplay, ação nos moldes da MG é o que não faltaria: afinal, existem muitos aliens, predadores, exterminadores do futuro, demônios, aberrações e alterações genéticas pra saborear... E metralhar e explodir! Com os personagens mais ou menos decididos, comecei a preparar as primeiras sessões.

Um dos personagens, o do Márcio, é um investigador, daqueles tipo Private Eye, detetive noir com conexões por tudo quanto é canto - dentro e fora da lei, e uma memória tão aguçada quanto sua mira com a pistola; o do Rafa é um padre católico, do setor de segurança da Igreja, que carrega duas pistolas por baixo da batina (sim, isso existe mesmo!) e resolve os problemas mais complicados do Papa; já o do Leonel é um SAS veterano, soldado endurecido e com uma queda por teorias da conspiração, talvez um filho bastardo de ninguém menos que um certo Beatle mais politicamente liberal; o personagem do Gui é um executivo de alto escalão, PhD, pra quem tudo tem uma explicação racional e ponderada, mas que também é um artista marcial de nível olímpico, medalha de prata de judo; fechando o grupo, o personagem do Dedé é o filho mais novo de uma família tradicional tradicionalíssima dos Estados Unidos, daquelas de fundadores do país, cujo pai é senador e, os irmãos, também politicos... Mas que se perdeu na vida e nas festas mesmo depois de servir com os marines, tornando-se um artista, piloto de motocicletas que salta a alturas inimagináveis e bate recordes de distância pulando por cima de carros estacionados lado a lado. Mike, Padre Carlo, Jack Galahad, Clancy Havey e "Dauntless" Dallas - esse é o grupo.

Para a minha surpresa, logo na primeira sessão fui recebido não com um exagero de balas, tiros e explosões, mas com personagens com históricos bem definidos, personalidades bem marcantes, atitude e visão de mundo claras. Apesar de eu ter preparado bem menos roleplay, a interpretação dos jogadores e a profundidade dos personagens compensou - mais do que compensou -, criando cenas divertidas, discussões entusiasmantes e momentos memoráveis. É incrível como os jogadores se transformam interpretando seus personagens.

No final das contas, a Mega-Campanha atual, apesar de não exatamente voltada para o roleplay no início, acabou se tornando exatamente o que eu queria, muito bem equilibrada entre fumego e roleplay. Embora eu (ainda) não esteja aproveitando Batman e companhia, os outros elementos que eu tô usando tão demais - e a campanha tá muito divertida! Acabamos de fechar o primeiro arco, e as portas já se abriram pra "segunda temporada". Vamos ver o que vai dar. Não à toa eu voltei a jogar Doom 3... ;)


Um Imp de Doom 3 - o primeiro inimigo da nova temporada da Mega-Campanha.
Clique na imagem para ampliá-la.

4 comentários:

  1. Poooow q maaaassa!!
    e q inveja :D

    Parabéns, cara!
    É massa ver gente empolgada e se divertindo assim com o hobby!

    Espero q eu e meus amigos consigamos continuar nos aventurando juntos, pq desde que se instalaram os deveres da "vida adulta" ficou meio difícil. =D

    Vai fundo! =D

    falow!
    braços!
    fica com Deus!
    té +!

    ResponderExcluir
  2. Tá, mas será que eu vou descobrir onde a Homeland Security escondeu o anel de Lanterna Verde?

    ResponderExcluir
  3. Inveja boa desse jogo! Já que não posso jogar, quero pelo menos ouvir essas histórias...

    ResponderExcluir
  4. @Danilo: valeu! Bons jogos pra vcs também! Não desistam de jogar!

    @Leonel: quem sabe em algum momento das próximas duas temporadas?

    @Gregory: de vez em quando eu comento, mas vou evitar spoiler pros players! E ve se faz os nossos amigos se mexerem prum RPG!

    ResponderExcluir