quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aliens!

As últimas duas semanas foram de revivals - eu tive dois ótimos revivals nesse período! O primeiro foi há duas semanas, quando eu comprei - e já devorei o primeiro título da - The Legacy Series. Eu tava louco pra reler exatamente esta parte da saga do Drizzt, e o primeiro livro foi simplesmente demais! E eu sei que os outros não deixam nem um pouco a desejar...

Hoje tive o segundo revival das últimas semanas: aluguei Aliens, o Resgate (ou, mais simplesmente, Aliens, no original), o segundo filme da tetralogia Alien. Jantei, bati-papo no MSN, liguei pros meus pais e pros meus tios pra dar um "oi" e, então, muito calmamente, fui ligando o DVD, colocando o disco, desligando as luzes, acertando os canais e o volume da TV pra então atirar-me no sofá e curtir as próximas mais de duas horas. E que maravilha!

Aliens é o meu filme preferido da série. Desde que eu assisti a primeira vez, há uns bons - quase - vinte anos, ele entrou e nunca mais saiu da minha lista de filmes preferidos de todos os tempos. Eu gosto do Alien original (o Oitavo Passageiro), mas o segundo tem mais ação, mais tiroteio, veículos muuuito legais, personagens vivos e interessantes, fumego, fumego, fumego. Tem horror, suspense, medo. Heroísmo, sacrifício, aventura. Até romance e amor (e não esqueçam a primeira batalha de mech que eu lembro de ter visto no cinema!). Tem de tudo pra todos os gostos. E uma trilha sonora assustadora. Além de ótimas atuações, ótima direção, ótimo tudo. É um filme perfeito.

Tipo, eu realmente vi esse filme a primeira vez há mais de vinte anos. Posso dizer que nesse tempo eu adquiri uma certa bagagem - e acho que esse é só mais um indício de que Aliens é um filme bom de verdade. Muita coisa boa apareceu nesses vinte anos, tanto no cinema quanto na TV, em games, livros e quadrinhos - e é incrível como Aliens continua bom, num nível bem acima da maioria das outras coisas.

Aliens é tão bom, um daqueles marcos, que influenciou outras coisas - que eu também gosto: o filme é uma das inspirações diretas citadas pelos criadores de Doom, por exemplo (e se você prestar atenção em Doom 3, percebe a influência não só no personagem principal - um space marine - quanto na arquitetura das diferentes fases). Além, é claro, dos games baseados na série Aliens (que também contam com colonial marines e predadores!).

É claro que Aliens também influenciou minha vida RPGística - assim como Star Wars, O Senhor dos Anéis e outros mais. Prestando atenção, o filme é uma aula de como criar um clima pruma boa sessão de RPG - não tem como se distanciar do que tá acontecendo na tela, pois tá tudo lá: a temperatura, o clima, as diferenças claras de arquitetura (nave dos marines; a superfície de LV-426; colônia humana; nave alienígena; colônia dos aliens), a bagunça gerada pelos aliens, as roupas dos personagens (e as diferenças entre essas), as personalidades diferentes dos personagens entre si, os momentos de suspense, horror, terror e os momentos climáticos, os sons dentro de diferentes ambientes, etc, etc, etc. Fora, é claro, do "prato principal", os aliens e sua rainha. Lembro que eu usei a arquitetura da colônia dos aliens como inspiração prum gigantesco ninho de ilithids na campanha dos Leões de Aço.

Bá, como valeu a pena ter assistido esse filme hoje. Tava muito pilhado, principalmente pelo que tá rolando em uma das campanhas que eu tô mestrando. Só espero não ter pesadelos e tomara que eu consiga dormir - na primeira vez que vi Aliens há vinte anos, foi horror demais pra mim; passei a noite em claro... 8O

Nenhum comentário:

Postar um comentário