quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pra quem não conhece, este é o cara

Steve Kenson. Uma das mentes mais brilhantes do RPG mundial. O nome por trás de True20, Mutantes & Malfeitores, Blue Rose e outros. Na minha lista de " mais brilhantes do RPG", ele tá bem perto do topo.

Eu adoro o Monte Cook. Acho que ele tem uma genialidade ímpar. O Monte foi um dos criadores de D&D 3.0 e o escritor único do Dungeon Master Guide (o Livro do Mestre). Ele tinha menos de 10 anos de carreira na época. Acho que ele une o novo com o antigo, regras mais clean com descrições e roleplay mais ricos. Ah, e se você gosta de Planescape - ou se já ouviu falar -, saiba que o Monte Cook foi um dos principais nomes deste cenário. Ele é o meu designer favorito. E um cara superbacana - eu tive oportunidade de conversar e bater-papo com ele no EIRPG 2007.

Mas o Steve Kenson tem um brilhantismo diferente do Monte Cook - e uma clareza bem difícil de igualar; ele conseguiu pegar o sistema de regras do d20 e desmontá-lo, fazendo uma engenharia reversa de aplaudir de pé. Não bastasse a competência em termos de regras, peguem os textos deles - o cara tem um domínio e um conhecimento muito vasto, e sabe separar linguagem e metalinguagem, níveis e metaníveis. O livro básico de Mutantes & Malfeitores é um exemplo de qualidade em qualquer nível.

Hoje eu reencontrei o blog do Steve Kenson. Tinha perdido o endereço quando um HD foi pro saco. A entrada mais nova, "Come out, come out, wherever you are..." já valeu o reencontro. Aproveitem aí: http://xomec.livejournal.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário